gripe

Prefeitura recomenda que médicos notifiquem casos de gripe A


Foto: Charles Guerra (Diário)

A Superintendência de Vigilância em Saúde de Santa Maria encaminhou, na manhã de hoje, uma recomendação aos profissionais de saúde da cidade para que notifiquem os casos suspeitos de gripe A e seus subtipos à prefeitura.

Confirmada a morte de menino de 12 anos em Tupanciretã por vírus H3N2

O pedido é para que os estabelecimentos públicos e particulares de saúde e ensino façam a notificação de casos suspeitos ou confirmados das doenças relacionadas na Lista Nacional de Notificação Compulsória, já que, até agora, a Vigilância municipal alega não ter recebido nenhuma notificação oficial de casos de Influenza, apesar de haver registros não oficiais de pacientes com a doença na cidade.

- As notificações devem ser feitas na Vigilância em Saúde, e as pessoas que são responsáveis por essas notificações não estão fazendo. E isso é um crime contra a saúde pública. Não há nenhum registro formal, nem da rede pública, nem da rede privada - explicou Alexandre Streb, superintendente da Vigilância em Saúde na cidade.

Segundo Streb, as notificações dos casos de vírus Influenza são feitas a partir de internações com sintomas de síndrome gripal e com processo respiratório agudo que demande hospitalização, e devem ser feitas em até 24 horas.

Ambulatório do Hospital Regional começa atendimentos na próxima semana

De acordo com o levantamento do Setor de Vigilância Epidemiológica e Imunizações da Secretaria de Saúde, até hoje, 96.392 pessoas haviam sido imunizadas contra a gripe na cidade. O último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde aponta que, no Estado, há 82 casos confirmados de Influenza A (H1N1), 39 de Influenza A (H3N2), cinco de Influenza A não subtipado e 18 de Influenza B, e oito óbitos. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Investigação da origem da toxoplasmose vai focar na possibilidade de contaminação cruzada Anterior

Investigação da origem da toxoplasmose vai focar na possibilidade de contaminação cruzada

Como vão funcionar os atendimentos no Hospital Regional a partir desta segunda Próximo

Como vão funcionar os atendimentos no Hospital Regional a partir desta segunda

Saúde